Bert Hellinger

Alemão, nascido em 1925, viveu como sacerdote com os Zulus na Africa do Sul durante 16 anos.
Filósofo, teólogo, pedagogo e psicanalista, inspirado em suas experiências, desenvolveu a Abordagem das Constelações Sistêmicas Familiares ne década de 70.
Bert Hellinger compreendeu de forma revolucionária, como as dinâmicas familiares atravessam gerações, enredando destinos e limitando possibilidades. E, a partir desse “olhar sistêmico” e com a mesma excelência, as Constelações Sistêmicas foram sendo aplicadas em áreas como:
-
Saúde – caminho da cura.
-
Empresariais – Constelações Organizacionais, Estruturais e Coach Sistêmico.
-
Aprendizagem – Pedagogia Sistêmica.
-
Reconciliação Familiar – Direito Sistêmico.
Bert Hellinger atuou como conferencista e diretor de curso em todas as partes do mundo até 2019, ano do seu falecimento. Também autor de mais de oitenta livros de sucesso, traduzidos em mais de vinte e cinco idiomas.
Constelações Sistêmicas Familiares

Abordagem que possibilita, através de um campo Fenomenológico, acessar eventos traumáticos de nossa história de vida e dos nossos antepassados e que continuam presentes no nosso inconsciente, manifestando-se através de padrões repetitivos, conflitos emocionais, dificuldades nos relacionamentos, sintomas físicos, problemas relacionados à aprendizagem, à carreira profissional e ao trabalho.
Técnica de solução breve, onde o cliente têm oportunidade de vivenciar esse campo Fenomenológico e buscar novas possibilidades de Solução para sua questão.
Constelações Sistêmicas Organizacionais e Estruturais

É uma ferramenta de abordagem sistêmica com intervenções que desarticulam padrões de comportamentos inconscientes que permeam no sistema da empresa, buscando assim novas soluções para problemas e conflitos empresariais.
A metodologia permite diagnosticar o problema com foco na solução, acessa dinâmicas ocultas da organização e o efeito que geram para a estrutura da empresa.
Aplicações:
-
Definição de estratégias ou projetos.
-
Gestão de conflitos.
-
Integração de fusão de marcas ou produtos.
-
Posicionamento na hierarquia organizacional.
-
Estruturas organizacionais disfuncionais.
-
Comportamentos desarticulados entre sócios, gestores ou funcionários.
Os Três Princípios das Constelações Sistêmicas
Bert Hellinger observou que um sistema, seja familiar ou organizacional, gera problemas e conflitos quando, de alguma forma seus princípios (leis) não são respeitados.
Falar sobre “olhar sistêmico” é falar sobre um olhar na perspectiva dessas leis e dos efeitos que produzem no sistema quando desrespeitados essas leis.
Princípio do Pertencimento

O sistema não tolera exclusão.
Tudo (todas as histórias, ainda que veladas) e todos pertencem ao sistema. Não cabe julgamento ou merecimentos.
E o sistema sempre busca uma forma de compensar a exclusão.
Princípio da Hierarquia

Membros anteriores têm precedência sobre os posteriores, onde aquele que antecede é sempre maior. E exige reverência e respeito
Princípio do Equilíbrio na troca

Que é o equilíbrio entre Dar e Receber nas relações.
A relação entre pais e filhos é a única em que somente os pais dão e os filhos só recebem.
Em todas as outras relações, o que as mantém é a troca, entre aquilo que se dá e aquilo que se recebe do outro (familiares, amigos, parceiro afetivo, colegas …) Onde quem recebe mais sofre pressão ( inconsciente ) para ir embora da relação.
Amor em Ordem
” O amor preenche o que a ordem abarca.
O amor é a água a ordem é o jarro.
A ordem ajunta, o amor flui.
Ordem e amor atuam juntos”.
Bert Hellinger.
Como Funciona ?
O cliente pode optar pelo trabalho de constelação em grupo ou individualmente.
Os grupos acontecem em formato de WorkShop, e farão parte do grupo pessoas que desejam “constelar”, e pessoas que desejam participar como “representantes” para vivenciar como funciona a técnica das Constelações Sistêmicas.
